EGOCENTRISMO X EGOÍSMO

* VOLTO A POSTAR AQUI NO BLOG PSI E ESCOLHI FALAR BREVEMENTE SOBRE:

EGOCENTRISMO X EGOÍSMO

1- QUANDO VOCÊ PENSA, SENTE E AGE COMO A PESSOA MAIS IMPORTANTE DO SEU PRÓPRIO MUNDO ESTÁ NO QUE CHAMO " CAMPO DE EGOCENTRISMO ".
POR INCRÍVEL QUE PAREÇA ISTO É POSITIVO, POIS LHE PERMITE DOAR SE COM QUALIDADE PARA AS PESSOAS QUE O CERCA, SEM CONTAR QUE VOCÊ ESTÁ ATUANDO COM SEU REFERENCIAL INTERNO.

 2- QUANDO VOCÊ PRIORIZA OUTRO(S) COMO SENDO O CENTRO DE SEU MUNDO:
 ( FILHOS, PAIS, CÔNJUGES, ETC...), BREVEMENTE ESTARÁ DESEJANDO SER O CENTRO DO MUNDO DE ALGUÉM DESTA FORMA VOCÊ ESTÁ   NO QUE CHAMO " CAMPO DE EGOÍSMO" . POIS O OUTRO PODE NÃO ESTAR PRETENDENDO LHE DAR ESTE ESPAÇO. 

VOCÊ ESTÁ  ATUANDO COM SEU REFERENCIAL EXTERNO.

MUITAS VEZES COMEÇA AÍ O SOFRIMENTO DE ALGUNS PACIENTES QUE COM FREQUÊNCIA CHEGAM AO CONSULTÓRIO COM AS QUEIXAS:

* EU ME DOU POR INTEIRO E QUANDO PRECISO.............
* EU FAÇO, FAÇO, FAÇO, E OLHA SÓ A INGRATIDÃO QUE RECEBO......
* NUNCA MAIS VOU FAZER X,Y,Z.... POR FULANO. ME DEDIQUEI TANTO......
* É SÓ DECEPÇÃO....... 

E A LISTA DE DECEPÇÕES SÃO INTERMINÁVEIS.

EXPERIMENTE  PENSAR, SENTIR, E AGIR SENDO A PESSOA MAIS IMPORTANTE DO SEU PRÓPRIO MUNDO E DESTE MODO VÁ DESCOBRINDO  A IMPORTÂNCIA DE ATUAR  COM SEU REFERENCIAL INTERNO.
EXPERIMENTE !

SE QUISER PODEMOS ESTICAR EM OUTRA POSTAGEM ESTE ASSUNTO.
É SÓ DEIXAR AQUI O SEU COMENTÁRIO.

Comentários

  1. Querida Sheila, achei o seu artigo sobre egocentrismo e egoismo muito interessante. Pois me fez pensar numa experience que vive recentemente qdo uma amiga de mtos anos veio me visitar. Resolvi cancelar certos compromissos que havia feito anteriormente para me dedicar totalmente a esta visita. Penso que neste momento estaria mais dentro da area do egoismo do que do egocentrismo. Por isso acredito que no final nos duas ficamos como uma sensação de anti-climax pois provavelmente tinhamos diferente expectativas sobre a visita. Depois de ler o seu artigo ...decidi ser mais amavél comigo mesma e aceitar que fiz o melhor que pude e tudo correu como deveria. Espero que a minha amiga tambem tenha levado algo de positivo da visita, pois foi mto bom recebe-la. A conclusão que chego é que qdo entramos na area do egoismo deixamos de ser quem somos para sermos o que achamos que outro gostaria que fossemos. beijinhos Rejane

    ResponderExcluir
  2. Excelente, a sua conclusão, Rejanesunrise. Apenas uma observação.
    Você disse que espera que sua " amiga também tenha levado algo de positivo da visita " e que para você foi muito bom recebê-la.
    Está revelando assim um pouco de sua expectativa com relação a esta amiga . Para você a visita pode ter tido algum proveito mas daí a esperar que para ela também tenha sido positiva....
    um grande beijo e quando quiser venha visitar o blog. conversaremos um pouco por aqui.

    ResponderExcluir
  3. É sempre muito bom ter sua experiência por perto! Parabéns pelo seu blog!! Adorei!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ANSIEDADE

Sua Melhor Performance

Saia da Caixinha sem Sair de Casa - Coronavírus